Hospital Regional Hans Dieter Schmidt recebe doação de cadeira de rodas especial |
Ciclone extratropical gera agitação marítima e alerta para riscos no litoral catarinense
-
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil -
Defesa Civil prevê ressaca, rajadas de vento e possíveis alagamentos devido à intensificação das condições marítimas
Uma mudança no cenário meteorológico traz alertas da Defesa Civil para o litoral catarinense nesta terça-feira (26), devido ao deslocamento de um ciclone extratropical em direção ao oceano. A previsão indica ventos intensos e agitação marítima, elevando o risco de ressacas e alagamentos costeiros.
As rajadas de vento, com direção sul, devem variar entre 50 a 70 km/h, causando agitação em toda a costa de Santa Catarina. As ondas, por sua vez, podem alcançar alturas entre 2,5 metros e 3 metros, com picos de até 3,5 metros, ampliando os riscos associados às atividades de pesca, navegação, erosão costeira, lazer e esportes náuticos.
O alerta da Defesa Civil categoriza o risco como moderado nas áreas demarcadas em amarelo e alto nas áreas destacadas em laranja, especialmente para ocorrências relacionadas a atividades marítimas.
Enquanto isso, as temperaturas na região variam entre 11°C e 17°C no Meio Oeste e nos planaltos, com oscilação entre 16°C e 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam entre 22°C e 26°C no Planalto Sul e entre 26°C e 35°C no restante do Estado.
A conjunção da maré meteorológica, ocasionada pela movimentação do ciclone, e da maré astronômica, gerada pela Lua Cheia, aumenta o potencial para alagamentos costeiros em cidades como Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul. O risco é moderado nos pontos demarcados em amarelo, indicando possíveis alagamentos durante o período estipulado, que se estende até a quarta-feira (27).
Deixe seu comentário